domingo, 11 de abril de 2010
10 alimentos que são um santo remédio
Na batalha para ter boa saúde, alguns alimentos são aliados vitais. Eles contêm propriedades que auxiliam na prevenção ao envelhecimento celular, combatem o colesterol ruim e atuam como anti-inflamatórios, por exemplo. Entre os alimentos considerados funcionais, selecionei os 10 mais importantes. Saiba o que eles fazem pelo seu organismo e qual é a quantidade diária recomendada de cada um para se garantir os melhores efeitos.
AcerolaAcerola: fruta rica em vitamina C (30 a 50 vezes mais do que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos no sangue em períodos de queda de imunidade. Uma pesquisa realizada ano passado pelo Instituto Americano de Saúde mostrou que a vitamina C parece inibir o câncer de mama.
Dose diária: 1 copo de suco
Amêndoas: sementes oleaginosas, nozes, amêndoas e avelã são ricas em vitamina E, selênio e zinco. Ajudam a retardar o envelhecimento celular e previnem doenças do coração e o colesterol ruim. Um estudo na Universidade Loma Linda, dos EUA, relacionou o consumo de amêndoas ao baixo risco de doenças coronárias.
Dose diária: 30 gramas
Aveia: rica em fibra solúvel, a betaglucana, combate os níveis elevados de açúcar no sangue e reduz o colesterol ruim. Também é fonte de sílica, um mineral que pesquisadores acreditam ser vital para a saúde da pele.
Dose diária: 4 colheres de sopa de farelo
Brócolis: fontes de ácido fólico e vitaminas A e E, ajudam a prevenir câncer, fortalecem a imunidade e protegem o cérebro. Um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA) publicado em 2009 relaciona o ativo sulforafane à regressão de câncer de pulmão.
Dose diária: 100 gramas, de preferência crus
Chocolate amargo: as variedades escuras (acima de 70% de cacau) são ricas em vitamina E, antioxidante que evita a formação de placas de gordura nas artérias e combate o colesterol ruim.
Dose diária: um tablete de 30 gramas
Cúrcuma: muito usada na culinária indiana, a especiaria é uma grande fonte de curcumina, apontada como poderoso anti-inflamatório. Também pode ajudar a combater câncer. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas (EUA), em 2008, mostrou que ela inibe a proliferação de tumores.
Dose diária: 3 gramas ou 1 colher de chá
Maçã: a fruta possui 150 supernutrientes, entre os quais a quercetina, um antioxidante que aparece em pesquisas como aliado no combate ao colesterol ruim e na prevenção de doenças como câncer. Como a quercetina fica logo abaixo da casca da maçã, ela não deve ser retirada.
Dose diária: uma unidade
Sardinha: o ácido graxo ômega-3 presente nos peixes marinhos (também em salmão, atum, arenque, cavala etc) melhora o sistema imunológico e reduz o risco de doenças cardiovasculares e inflamatórias. Um estudo de 2009 da Clínica Cleveland mostrou que o ômega-3 diminui os triglicérides e melhora a coagulação e a pressão sanguíneas.
Dose diária: pelo menos 3 porções por semana
Soja: é rica em proteínas, fibras, cálcio e fonte de gorduras benéficas ao coração. É a única proteína vegetal semelhante aos produtos animais. Previne colesterol ruim, câncer de mama e osteoporose e melhora os sintomas da menopausa.
Dose diária: 25 gramas de proteína texturizada ou 1 xícara de chá de grãos
Tomate: o fruto é fonte de licopeno, importante protetor contra o câncer de próstata e doenças do coração. Estudos revelam que os homens que comem 10 porções de tomate (em purê, suco ou sopa) por semana têm 35% menos chances de desenvolver câncer de próstata.
Dose diária: uma xícara de chá.
Fonte: Vida Saudável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei o post. super informativo,o desafio agora é comer esses alimentos.. o chocolate não vai ser tão dificil neh? hehehehhee
ResponderExcluirbjinhos e bom resto de fim de semana Cau..
Adorei seu blog. Sou de PE e cidade próxima a sua, e quando vi e li seu blog não pude deixar de seguir. Um abração... estou amando ver as conquistas de todas. Estou as vésperas de ser uma GASTROPLASTIZADA, se não fosse a demora do plano UNIMED GUARARAPES.
ResponderExcluirUm abração!!! Me segue... =)