terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tudo pronto para o Carnaval. E você também?


Dieta e dicas para agüentar o reinado de Momo sem perder saúde

É carnaval e verão. Tempo de praia e sol escaldante, troças e blocos de carnaval e a cervejinha quase que todos os dias. As fantasias, já esquematizadas, os amigos se mobilizando para se encontrar nos pólos da folia. E a saúde, está organizada para o reinado de Momo?
A maioria dos foliões se esquece de ter cuidados especiais antes, durante e depois da folia. A nutricionista Edynara Azevedo elaborou a convite do Leia Moda uma dieta especial para o pré, durante e pós carnaval. Alimentação saudável e dicas de saúde que valem para o ano todo.

“Se você pensa que cachaça é água...”

Primeira regra do Rei Momo: Hidratar o corpo é fundamental. A perda de água corporal dos foliões é intensa e gastam muita energia por causa do aumento da temperatura, além do esforço, movimentos e pular muito. O ideal é tomar diariamente líquidos, em torno dois a três litros, com água mineral, sucos naturais de frutas, água de côco. “Bebidas isotônicas também são ótimas, pois são ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, reidratam, não têm gás, devendo-se apenas evitar sua ingestão excessiva.”, complementa Edynara.

“Melão maduro, sapoti, juá...”

Na preparação para dançar muito frevo, maracatu, sambar horrores e se divertir litros, muita gente se engana que uma comida ‘pesada’ é o ideal para manter o pique durante as festas. Edynara dá o cardápio: “Nada melhor do que sucos e vitaminas refrescantes a base de aveia, fibras, leite, mel, laranja e cenoura. O ideal é consumir alimentos leves e energéticos, ricos em carboidratos como cereais, frutas e sanduíches de pão integral com queijo branco, para acumular energia ao corpo e aumentar a disposição”. Fala a nutricionista. Alimentos pesados, frituras, molhos e queijos gordurosos devem ser evitados, pois a sua digestão é lenta e diminui a disposição do folião. Ou seja, fujam das barraquinhas de batata frita e pastel. Alimentação leve é a segunda lei do Rei Momo.

“Mamãe eu quero mamar!”

E no meio da bagunça, O que comer? Edynara responde “Faça um bom café da manhã. Almoço e jantar devem ser leves, e não esqueça dos lanches. Os alimentos mais indicados ao longo dos dias são os de fácil digestão como frutas variadas, isotônicos, sucos naturais como o de abacaxi com hortelã, saladas cruas e cozidas e sanduíches leves, evitando a maionese queridinha.” Outra opção prática e saudável são as barras de cereais e de proteínas, podendo ser levados para a folia e frutas desidratadas como banana-passa. Parou pra descansar? Muita água! Picolés também estão liberados.

“Acorda pra tomar gagau”

Dica esperta! Evite ingerir as bebidas alcoólicas em excesso, ainda mais se estiver sem se alimentar. “As bebidas são muito calóricas e aumentam a perda de líquidos. O ideal é que o folião possa intercalar as bebidas alcoólicas com água e alimentos para retardar o efeito do álcool.” Avisa a nutricionista. Ou seja, nada de pé na jaca, hein?!

“Ah, quarta-feira ingrata...”

Adeus carnaval, mas nada de dar adeus a saúde. A última lei do Momo é priorizar os alimentos integrais, que ajudam na desintoxicação e eliminar a ressaca. Arroz integral, legumes e leguminosas (lentilhas, ervilha, grão de bico, soja), saladas de frutas, iogurte desnatado, sopas como a velha e boa canja. A água está em todas: “Além de reidratar o seu organismo, elimina as toxinas, melhorando os sintomas de mal-estar abdominal. Sucos ricos em vitamina C, antioxidante, combatem os males causados pela folia. Invista em limão, kiwi, acerola e manga.” Explica Edynara.

O bom descanso não ficou de lado. É importante além de uma alimentação cuidadosa, o repouso merecido. Vamos repassar as leis de Momo para sua saúde no carnaval. Prontos para cair no passo?

Leis de Momo para o carnaval saudável:

- Beber muito líquido durante a festa;
- Refeições a cada quatro horas em pequenas porções;
- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.
- Evitar carnes vermelhas e lanches gordurosos;
- Não ficar sem comer para emagrecer;
- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
- Descanse bem, durma bastante.
- Vista roupas leves, confortáveis e claras e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele.
- Não esqueça do protetor solar.



Por: Carol Prestrello - cprestrello@leiamoda.com.br (reportagem)
http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=3946&secao=belezasaude#

Contato:
Edynara Azevedo
Nutricionista
Tel: (81) 8899-7332
email: edy_azevedo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário